CATEGORIAS SUB 15, LIVRE E MASTER
REGULAMENTO
Art. 1º - O Campeonato Municipal de Futebol Suíço categorias Sub 15, Livre e Máster será realizado de acordo com o disposto neste regulamento.
Art. 2º - Cada equipe poderá inscrever até o seu primeiro jogo no campeonato 15 atletas.
Na Categoria sub 15 somente poderão ser inscritos atletas nascidos de 1994 em diante e que residam no município de São José do Cedro.
Na Categoria Livre Masculino cada equipe poderá inscrever somente três dos seguintes atletas: ADELIRE DE LIMA PEREIRA, ALAÉRCIO IRINEU DELLA VECHIA JUNIOR, ARLEI JOSÉ FEDRIZZI, CLEIMAR LUIZ MALDANER, EIDER CARLOS SILVA, GILMAR JOSÉ FERNANDES, GRIGORI ANDREUS CORÁ, GUSTAVO CASAGRANDA, IVANDRO LUIZ DI DOMENICO, JANDIR BELÉ, JOELAN RODRIGO LUFT, JOSSIEL BECKER, LEANDRO MARIÃO, LEANDRO NEPOMOCENO, LUCIANO ANTÔNIO BIANCHI, MARCELO FERREIRA DOS SANTOS, MAICON BOFF, MARCIO RAFAEL MAYER, MAURÍCIO ZIGLIOLI, ODIRLEI CASAGRANDE, ROBERTO EURICO FERRAZ, TIAGO DELAZERI, TONY EDUARDO COUTINHO DA SILVA e WAGNER ALBERTO JUNGES.
Na Categoria Master Masculino cada equipe poderá inscrever somente três dos seguintes atletas: AIRTOM ANTÔNIO BORTOLINI, ALBERTO BALBINOT, ALDAIR LUDWIG, ANDRÉ LUIS WEHNER, CLAUDINEI CARON, CLÁUDIO GANZER, DELMAR CLÓVIZ LAZZARI, GENUIR SCHANNE, IRINEO ROQUE SMANHOTTO, JAIR GOLLMANN, JAIR SMANIOTO, JOÃO MARIA ALVARES, JOÃO ROBERTO LODI, ODAIR JOSÉ MAZIERO, ODIR SCHWARZ, RICARDO THOMAS, VALMIR SCHOLL, VALMOR PONTIN, VOLNEI ANTÔNIO ROZO, NORBERTO BALBINOT e ZÉ ROBERTO BALBINOT.
Nas Categorias Livre e Master masculino cada equipe poderá inscrever 2 atletas de fora do município, sendo que com exceção dos atletas selecionados, os demais deverão possuir domicílio eleitoral em são José do Cedro, comprovados até o dia 21 de setembro de 2009.
Atletas com idade inferior a 18 anos que forem inscritos na categoria livre masculino deverão apresentar autorização dos pais com firma reconhecida.
Cada equipe terá que ter uma pessoa maior de 18 anos como responsável e ou técnico.
Art. 3º - A taxa de inscrição para as categorias Livre e Master Masculino será de R$ 50,00 (cinqüenta reais) por equipe; a categoria sub 15 não pagará taxa de inscrição.
Art. 4º - Cada equipe será composta por 7 atletas, sendo um obrigatoriamente o goleiro, e, cabendo a um deles a função de capitão como representante da equipe perante o arbitro e mesário.
Art. 5º - Não será permitido o início, de uma partida sem que as equipes estejam em campo com no mínimo 7 (sete) atletas. Quando uma equipe ficar reduzida a 4 (quatro) atletas ou menos, deverá ser desclassificada independente do resultado que estiver sendo apresentando na partida e perderá os pontos para sua adversária.
Art. 6º - O número de substituições será ilimitado, podendo o atleta substituído retornar a partida.
Art. 7º - Será expressamente proibido o uso de sapatos, kichutes, chuteiras, e qualquer calçado que possua travas altas e duras e que não seja de sola de borracha. A vistoria do tipo de calçado deverá ser feita pelos capitães das equipes antes do início do jogo e aprovada pelo arbitro, igual procedimento se terá quando da substituição de atletas. Não caberá qualquer tipo de protesto se o arbitro não aceitar o “VETO” de uma das equipes e aprovar o tipo de calçado utilizado.
Art. 8º - Não será permitida a substituição do goleiro quando houver cobrança de penalidade máxima, salvo por contusão grave, por ele sofrida e comprovada pelo arbitro.
Art. 9º - O tempo de duração da partida para as categorias Livre e Master será de 50 (cinqüenta) minutos corridos, divididos em 2 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos, com até 10 (dez) minutos de intervalo e na categoria sub 15 o tempo será de 40 (quarenta) minutos divididos em dois tempos de 20 (vinte) minutos com até 10 (dez) minutos de intervalo.
Art. 10º - A distância regulamentar da barreira formada na cobrança de uma falta será de 5 (cinco) metros.
§ Único – Todas as cobranças de tiro livres direto ou indireto, lateral ou reposição de bola feita pelo goleiro deverão ser feitas no tempo máximo de 5 (cinco) segundos, caso contrario, a posse de bola deve ser revertida em arremesso lateral em favor do adversário no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
Art. 11º - Todas as faltas sem exceção serão anotadas na súmula.
§ 1 - Todo cartão amarelo recebido por reclamação deverá ser considerado falta técnica e anotado como falta coletiva e individual até a sexta falta.
§ 2 – O atleta expulso deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição e não pode permanecer no banco de reservas ou ser substituído.
Art. 12º - O atleta que cometer 5 (cinco) faltas individuais será desclassificado da partida e poderá ser substituído.
Art. 13º - Após a sexta falta todas as faltas serão cobradas sem barreira a uma distância de 12 metros, ou aonde ocorreu a falta.
Art. 14º - A penalidade máxima será sempre executada com um tiro direto, correndo ou parado a critério do executor, o restante dos atletas deverão ficar no mínimo a 5 (cinco) metros da bola e para traz da linha da bola.
Art. 15º - Até a sexta falta todas as faltas sofridas em seu campo serão sempre cobradas em um tiro livre direto, e todas as faltas sofridas no campo do adversário serão cobradas em dois lances, exceto a penalidade máxima.
Art. 16º - As equipes terão 15 (quinze) minutos após o horário marcado para o início da partida para apresentar-se no campo devidamente uniformizadas sob a pena de serem declaradas perdedoras por WO. Na aplicação do WO, considerar-se á o resultado de 3 x 0 em favor da equipe adversária.
Art. 17º - A cobrança de lateral deverá ser feita com as duas mãos acima da cabeça, e o escanteio deverá ser cobrado com o pé, no tempo máximo de 5 (cinco) segundos, após a autorização do árbitro.
Art. 18º - Após a bola ser colocada em jogo o goleiro não mais poderá receber e a bola de um companheiro e agarrá-la com as mãos, podendo jogar com os pés normalmente.
Art. 19º - O atleta apenado com 3 (três) cartões amarelos ficará suspenso automaticamente do jogo subseqüente de sua equipe.
Art. 20º - O atleta ou dirigente expulso estará automaticamente impedido de participar da partida subseqüente de sua equipe e sujeito as penas que a ele forem aplicadas. A aplicação das penas será por ato administrativo de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva
Art. 21º - A Secretaria Municipal de Esportes poderá transferir qualquer partida do campeonato por motivo de mau tempo ou de força maior até uma hora antes do inicio da partida. Todas as partidas transferidas, serão remarcadas pela Secretaria de Esportes.
Art. 22º - Ambas as equipes que forem jogar devem se apresentar com no mínimo duas bolas novas ou em condições de jogo. (com suas identificações).
Art. 23º - A premiação será a seguinte:
Na Categoria sub 15 serão premiados o Campeão e o Vice-Campeão com troféu e medalhas.
Nas Categorias Livre e Master a premiação será a seguinte:
1º Lugar: Troféu, medalhas e 45% do valor das inscrições.
2º Lugar: Troféu, medalhas e 30% do valor das inscrições.
3º Lugar: 15% do valor das inscrições.
4º Lugar: 10% do valor das inscrições.
Art. 24º - A classificação das equipes será por pontos ganhos adotando-se o seguinte critério.
a) Vitória - 3 Pontos
b) Empate - 1 Ponto
c) Derrota - 0 Ponto
Art. 25º - Ocorrendo empate na classificação, na 1ª fase empregar-se-ão os seguintes critérios de desempate:
a) Entre duas equipes:
a.1) confronto direto;
a.2) maior número de vitórias;
a.3) menor número de gols sofridos;
a.4) maior número de gols marcados;
a.5) maior saldo de gols;
a.6) sorteio.
b) Entre três ou mais equipes:
b.1) maior número de vitórias nas partidas realizadas entre si;
b.2) menor número de gols sofridos nas partidas realizadas entre si;
b.3) maior número de gols marcados nas partidas realizadas entre si;
b.4) maior saldo de gols em todos os jogos;
b.5) sorteio.
Art. 26º - Em jogo que necessite apontar um vencedor se o jogo terminar empatado haverá uma prorrogação de 10 (dez) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 5 (cinco) minutos sem intervalo. Persistindo o empate haverá uma série de cobrança de 3 (três) penalidades máximas cada equipe alternadamente, persistindo o empate, as penalidades máximas serão cobradas alternadamente até que haja um vencedor. O mesmo atleta só voltará a cobrar após todos os demais atletas terem cobrado.
Art. 27º - Sistema de disputa
Nas categorias Sub 15 e Máster as equipes inscritas jogam todas contra todas em um único turno, classificando-se para a fase semifinal as 4 (quatro) primeiras colocadas.
Na fase semifinal as 4 (quatro) equipes classificadas da 1ª fase jogarão pelo sistema de cruzamento em um único jogo, classificando-se para a final as duas equipes vencedoras. Os jogos serão os seguintes:
1º Jogo: 1º colocado x 4º Colocado.
2º Jogo: 2º Colocado x 3º Colocado.
Na fase final as 2 (duas) equipes vencedoras da fase semifinal disputam a final em um único jogo.
Na categoria livre as 26 (vinte e seis) equipes inscritas foram divididas em 5 (cinco) chaves: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”, jogando todos contra todos dentro da chave em um único turno, classificando-se para a 2ª fase os três primeiros colocados de cada chave, mais o 4º colocado da chave “D”.
Na 2ª fase as 16 (dezesseis) equipes classificadas da 1ª fase jogarão pelo sistema de cruzamento em um único jogo, classificando-se para a 3ª fase as 8 (oito) equipes vencedoras. Os jogos serão os seguintes.
1º Jogo: 1º Melhor 1º colocado x 4º Colocado da Chave “D”.
2º Jogo: 2º Melhor 1º Colocado x 5º Melhor 3º Colocado.
3º Jogo: 3º Melhor 1º Colocado x 4º Melhor 3º Colocado.
4º Jogo: 4º Melhor 1º Colocado x 3º Melhor 3º Colocado.
5º Jogo: 5º Melhor 1º Colocado x 2º Melhor 3º Colocado.
6º Jogo: 1º Melhor 2º Colocado x 1º Melhor 3º Colocado.
7º Jogo: 2º Melhor 2º Colocado x 5º Melhor 2º Colocado.
8º Jogo: 3º Melhor 2º Colocado x 4º Melhor 2º Colocado.
OBS: Na 2ª fase não haverá cruzamento entre as equipes classificadas da mesma chave.
Na 3ª fase as 8 (oito) equipes classificadas da 2ª fase jogarão pelo sistema de cruzamento em um único jogo, classificando-se para a fase semifinal as 4 (quatro) equipes vencedoras. Os jogos serão os seguintes.
1º Jogo: Vencedor do 1º Jogo x Vencedor do 8º Jogo.
2º Jogo: Vencedor do 2º Jogo x Vencedor do 7º Jogo.
3º Jogo: Vencedor do 3º Jogo x Vencedor do 6º Jogo.
4º Jogo: Vencedor do 4º Jogo x Vencedor do 5º Jogo.
Na fase semifinal as 4 (quatro) equipes classificadas da 3ª fase jogarão pelo sistema de cruzamento em um único jogo, classificando-se para a final as 2 (duas) equipes vencedoras. Os jogos serão os seguintes.
1º Jogo: Vencedor do 1º Jogo x Vencedor do 4º Jogo.
2º Jogo: Vencedor do 2º Jogo x Vencedor do 3º Jogo.
Na fase final as duas equipes vencedoras da fase semifinal disputam a final em um único jogo.
OBS: Nas Categorias Livre e Master não haverá disputa de 3º lugar, ficando com o 3º lugar a equipe que perder na semifinal para a equipe que ficar campeã.
Art. 28º - Nas categorias Livre e Master antes de seu primeiro jogo no campeonato cada equipe deverá depositar um cheque caução no valor R$ 500,00 (quinhentos Reais), que será descontado caso seus atletas ou responsáveis agredirem o árbitro ou membros da Secretaria Municipal de Esportes ou não comparecer para a disputa de qualquer partida do campeonato.
Art. 29º - As infrações serão julgadas de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Art. 30º - Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de esportes, ouvidos os interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário