Rádio Zona Dez

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Colunista do Diário Catarinese palestra para acadêmicos de jornalismo




Na noite da ultima quarta feira (22), no campus da Unoesc, de São Miguel do Oeste foi realizado uma palestra com o jornalista Moacir Pereira. Com o tema “A Cidadania e Revolução Digital”. O jornalista que é formado em direito, palestrou para próximo de 80 pessoas entre acadêmicos do 6° e 2° períodos juntamente com convidados.

O jornalista que tem mais de quatro décadas atuando na área de jornalismo, e que presidiu a Associação Catarinense de Imprensa, afirmou que o problema está na cultura que os Estados Unidos exercem sobre a cultura local, por meio dos filmes e costumes “é um problema gravíssimo que a sociedade precisa discutir,... nas grandes capitais brasileiras só se fala em sherek, homem aranha, piratas do caribe, barbie, as crianças estão indo nessa onda, a partir da exploração do cinema americano estão indo num consumismo exacerbado de camisetas, pijamas, bonecos, carros tudo com esse produto da cultura americana” ressalta.

Sobre a Televisão Digital Moacir fala que a primeira experiência vai começar em São Paulo em dezembro, com tecnologia japonesa adaptada à realidade brasileira. O colunista do Diário Catarinense ressalta também que as vantagens serão múltiplas, a digitalização vai ter uma extraordinária qualidade de imagem, alem de alternativas múltiplas de programação. Em um “sistema de dois em um” computador e televisão terão uma única finalidade. Em um segundo momento o uso de telefones celulares recebendo transmissão de televisão e internet estará presente.

Na palestra, Pereira falou de suas viagens pelo mundo. Ressaltando sempre o uso das tecnologias, no Japão, o que chamou a atenção foi principalmente nos celulares, com radio FM, televisão entre outras funções “as pessoas estavam assistindo filmes, novelas dentro do metrô” afirma o palestrante.
Para a acadêmica do 6° período Marcionise Bavaresco, a palestra foi de grande valia “Acho que foi muito positivo, o Moacir Pereira é um jornalista com vasta experiência em grandes meios de comunicação do estado, mas mesmo assim mantém o senso crítico em relação à atuação dos meios de comunicação”.

Pereira que também é comentarista da Rádio CBN-Diário, da RBS-TV e da TV - Com ressalta que a primeira transmissão de TV digital nas capitais está prevista para maio do próximo ano. Sua vinda para São Miguel do Oeste foi para presidir o lançamento da exposição 'Memória da Imprensa Catarinense' na biblioteca do campus da Unoesc. Os mais de 50 quadros e história estarão presentes até o dia quatro de setembro e depois seguirão a exposição por cidades catarinenses.

Nenhum comentário: