Na noite da ultima quarta feira (22), no campus da Unoesc, de São Miguel do Oeste foi realizado uma palestra com o jornalista Moacir Pereira. Com o tema “A Cidadania e Revolução Digital”. O jornalista que é formado em direito, palestrou para próximo de 80 pessoas entre acadêmicos do 6° e 2° períodos juntamente com convidados.
O jornalista que tem mais de quatro décadas atuando na área de jornalismo, e que presidiu a Associação Catarinense de Imprensa, afirmou que o problema está na cultura que os Estados Unidos exercem sobre a cultura local, por meio dos filmes e costumes “é um problema gravíssimo que a sociedade precisa discutir,... nas grandes capitais brasileiras só se fala em sherek, homem aranha, piratas do caribe, barbie, as crianças estão indo nessa onda, a partir da exploração do cinema americano estão indo num consumismo exacerbado de camisetas, pijamas, bonecos, carros tudo com esse produto da cultura americana” ressalta.
Sobre a Televisão Digital Moacir fala que a primeira experiência vai começar em São Paulo em dezembro, com tecnologia japonesa adaptada à realidade brasileira. O colunista do Diário Catarinense ressalta também que as vantagens serão múltiplas, a digitalização vai ter uma extraordinária qualidade de imagem, alem de alternativas múltiplas de programação. Em um “sistema de dois em um” computador e televisão terão uma única finalidade. Em um segundo momento o uso de telefones celulares recebendo transmissão de televisão e internet estará presente.
Na palestra, Pereira falou de suas viagens pelo mundo. Ressaltando sempre o uso das tecnologias, no Japão, o que chamou a atenção foi principalmente nos celulares, com radio FM, televisão entre outras funções “as pessoas estavam assistindo filmes, novelas dentro do metrô” afirma o palestrante.
Para a acadêmica do 6° período Marcionise Bavaresco, a palestra foi de grande valia “Acho que foi muito positivo, o Moacir Pereira é um jornalista com vasta experiência em grandes meios de comunicação do estado, mas mesmo assim mantém o senso crítico em relação à atuação dos meios de comunicação”.
Pereira que também é comentarista da Rádio CBN-Diário, da RBS-TV e da TV - Com ressalta que a primeira transmissão de TV digital nas capitais está prevista para maio do próximo ano. Sua vinda para São Miguel do Oeste foi para presidir o lançamento da exposição 'Memória da Imprensa Catarinense' na biblioteca do campus da Unoesc. Os mais de 50 quadros e história estarão presentes até o dia quatro de setembro e depois seguirão a exposição por cidades catarinenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário