Rádio Zona Dez

sábado, 15 de outubro de 2011

São José do Cedro - Secretaria de Saúde promove ação para identificar casos de Tracoma no município

Com o objetivo de conhecer a situação e real dimensão da incidência do Tracoma, todos os anos o Estado de Santa Catarina realiza um investigação epidemiológica nas escolas. Em São José do Cedro a ação foi realizada nos dias 03,06 e 07. Nesta sexta-feira, dia 14, a Secretaria apresentou os dados da avaliação.

Segundo o Secretário de Saúde, Ironi Fedrizzi, todas as escolas do município participaram do inquérito. A verificação de amostras foi feita em alunos da 1ª a 5ª série, professores e merendeiras e foi efetuada por técnicos da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste e técnicos da Secretaria de Saúde de São José do Cedro. “Foram realizadas 1062 avaliações, deste total, 58 casos foram identificados como positivos”, revela. Fedrizzi salienta que as pessoas que apresentaram incidência da doença já foram tratadas conforme o protocolo.

O que é o Tracoma?

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada por bactérias. O Tracoma crônico forma cicatrizes que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, o que pode levar o paciente a cegueira se não houver tratamento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Tracoma continua a ser umas das doenças de maior disseminação no mundo. A OMS estima a existência de 150 milhões de pessoas com Tracoma no mundo e, dos quais, aproximadamente 6 milhões possuem deficiência visual, a cegueira.

O Tratamento

Segundo a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Sônia Fernandes, o tratamento é feito com antibióticos, colírios e pomadas, conforme a gravidade do caso. Em São José do Cedro todos os casos positivos já receberam tratamento. “Solicitamos o contínuo apoio das instituições de ensino no sentido de reforçar os hábitos de higiene entre as crianças. A responsabilidade compartilhada faz com que, a cada ano, os índices do tracoma no município diminuam”, completa a coordenadora da ESF.

Fonte: Assessoria de imprensa







Acesse: carros10.net

Nenhum comentário: