Rádio Zona Dez

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

São José - Polícia Civil prende traficante e apreende droga e uma arma artesanal pesando cerca de 5Kg, com capacidade para cinco cartuchos

Agente que participou das diligências disse que a arma assemelha-se com a arma do personagem do filme Hellboy

A Polícia Civil, por meio da 2.ª Delegacia de Polícia de São José, prendeu em flagrante Douglas Amilton Portes, 20 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, ontem (30), no bairro Ipiranga, em São José. Foram apreendidos um revólver inox tipo artesanal, calibre .12, com capacidade para cinco cartuchos, pesando cerca de 5kg, além de uma peteca de cocaína, 21 porções pequenas e um torrão grande de maconha.

O CASO


Após receber denúncia anônima que havia uma pessoa vendendo entorpecente na localidade do Pedregal, a equipe de investigação da 2.ª DP de São José se dirigiu ao local para averiguar a informação.

Portes foi visto pelos policiais civis em atitude suspeita na Rua Maria dos Anjos. Quando estava para ser abordado, percebendo que seria pego em flagrante por tráfico, ele arremessou uma peteca de droga, depois verificada pelos agentes como cocaína, para cima de um telhado. Os policiais viram, apreenderam a droga e deteram Portes.

Para tentar amenizar sua situação, Portes alegou ser adolescente. Diante dessa declaração, a equipe se deslocou até a casa de Portes para avisar os familiares de que ele iria ser conduzido para a Delegacia.

Ao chegar à casa de Portes, no bairro Real Parque, em São José, os investigadores descobriram que ele não era adolescente e encontraram no quarto do acusado, dentro do guarda-roupa, um revólver inox tipo artesanal, calibre .12 com capacidade para cinco cartuchos, municiada com 3 cartuchos do respectivo calibre; 21 porções pequenas de maconha embaladas individualmente, um torrão grande de maconha, cinco rolos de “filme” (embalagens) e R$ 7,00.

Portes foi encaminhado para a 2.ª DP de São José para os procedimentos policiais e o material foi apreendido e será encaminhado para a perícia.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.


Assessoria de Imprensa
Polícia Civil do Estado de Santa Catarina









São José do Cedro desenvolve programação na Semana da Pátria

Semana da Pátria, em São José do Cedro, terá o início das atividades na manhã desta quinta-feira, dia 1º de setembro. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Judite Lorenzon Deicke, durante os dias que antecedem o 7 de setembro, haverá hasteamento e arriamento das bandeiras em frente à Prefeitura.

Judite Deicke informa que o ato acontecerá às 08h15 e às 16h. “O hasteamento e arriamento será realizado por alunos dos educandários municipais e estaduais”, destaca a secretária de Educação. Ela salienta que durantes os atos haverá apresentações artísticas e culturais organizadas pelas escolas de São José do Cedro.

Desfile Cívico

A temática escolhida neste ano será os ‘53 anos de Educação’. O desfile cívico deverá envolver mais de 30 entidades do município. Judite Deicke diz que o objetivo desta proposta é fazer com que cada uma das entidades que participarão dos desfiles, apresentem sugestões de desenvolvimento para o setor educacional.

O desfile cívico ocorre no dia 7 de setembro, às 09h, com saída em frente à Prefeitura e término no ginásio de esportes Lauté Weber. Todo o desfile será acompanhado pela fanfarra. A expectativa é de que a apresentação leve em torno de duas horas para ser concluída.




Na foto: Desfile realizado em 2010. (Foto: Diógenes Di Domenico).

Texto: Cristiane Ottobelli

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São José do Cedro - SC

São José do Cedro - Chuva e granizo causam prejuízos em mais de 70 propriedades no interior

Foram dois dias de chuva com vento e queda de granizo em São José do Cedro. As intempéries ocorreram no último domingo, dia 28 e segunda-feira, dia 29. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, dia 31, pelo presidente da Defesa Civil, Pedrinho Casarin, mais de 70 propriedades foram atingidas no Município.

Casarin detalha que as comunidades de São Roque, Monte Castelo, Chaleira Alta, Chaleira Baixa, Rosangeles, São Mateus, Esquina Derrubada, Seis Barras e Esperança Baixa foram as mais prejudicadas pelas pedras e o vento. “Foram dois dias de chuva com vento e granizo, os estragos foram grandes, mas estamos trabalhando no auxílio às famílias afetadas. Já visitamos inúmeras propriedades e ainda estamos recebendo solicitações”, contou Casarin.

O levantamento de danos apontou ainda estragos em 3 mil folhas de fibrocimento de 4 milímetros, 700 folhas de 6 milímetros, 37 mil telhas de barro, 50 parabólicas e 150 folhas de zinco. De acordo com o presidente da Defesa Civil, Pedrinho Casarin, os números serão levados à Defesa Civil do Estado para buscar recursos com o objetivo de auxiliar as famílias atingidas.








Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São José do Cedro - SC

sábado, 27 de agosto de 2011

São José do Cedro - Asfalto do Propav Rural, ato histórico marca o dia 25 de agosto

Na manhã desta sexta-feira, dia 25, a empresa Oliveira, responsável pela execução de todo o projeto de terraplenagem e pavimentação asfáltica da obra do Propav Rural, deu início a cobertura de asfalto do trecho que une Padre Réus a Mariflor. Serão 5,22 quilômetros de asfalto que ligarão as duas comunidades.

A obra foi viabilizada por um convênio entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) e a Prefeitura de São José do Cedro, com interveniência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira. Com a licitação a empresa classificada orçou a obra em R$ 3.974.286,94.

Cobertura de asfalto

De acordo com o topógrafo da empresa Oliveira, André Diego dos Santos, a etapa iniciada hoje consiste na colocação de asfalto para o acostamento. Segundo ele, esse trabalho deverá encerrar no início da próxima semana, quando entra em ação o trabalho de cobertura com a capa asfáltica do trecho. “A previsão é de que dentro de 15 dias toda a via já esteja asfaltada”, revela o topógrafo.

Conforme o Prefeito, Renato Broetto, este é um ato histórico para o Município. “É uma grande satisfação ver esta obra se encaminhar para a fase final. Este é um dia muito importante para toda a comunidade de São José do Cedro”, destacou Broetto. Inúmeras pessoas estiveram presentes no ato. Os secretários e servidores da Administração, assim como representantes das comunidades beneficiadas e os alunos das escolas locais.

Renato Broetto acrescentou que, o asfalto auxiliará no desenvolvimento das propriedades rurais e na manutenção das famílias no campo, bem como, trará uma nova perspectiva de valorização das propriedades rurais. O projeto vai ao encontro dos objetivos do programa Propav Rural, que é oportunizar o desenvolvimento cada vez maior das comunidades rurais através da ligação asfáltica.







Fonte: Assessoria Prefeitura

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

São José do Cedro - Apae desenvolve programação especial na semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Com o início da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, a Apae de São José do Cedro preparou uma programação especial aos alunos do Município. De acordo com a diretora da Escola Especial Viviane, Carmem Gisela Spézia, o tema deste ano é, “A pessoa com deficiência quebra a cultura de indiferença. Tenha coragem de ser diferente”.



A abertura da semana do excepcional em São José do Cedro foi realizada nesta segunda-feira, 22. Participaram do ato o Prefeito, Renato Broetto, a secretária de Educação, Judite Deicke, a presidente da Apae, Geni Balbinot e a vice-presidente, Marilei Broetto. Durante o evento os professores realizaram uma homenagem aos alunos especiais.



A programação seguiu na tarde desta terça-feira, dia 23, onde os alunos participaram de uma confraternização dançante no Centro de Idosos. Para esta quarta-feira, dia 24, está agendada uma sessão de cinema em São Miguel do Oeste. Na quinta-feira, dia 25, acontece o futebol dos alunos, pais e amigos. Na oportunidade o Prefeito, Renato Broetto jogará no time dos alunos.
Na sexta-feira, dia 26, os alunos participarão de uma gincana cultural na escola. O encerramento da semana de comemoração e reflexão encerra no sábado, dia 27, com uma celebração na Igreja Matriz onde os alunos da Apae de São Jose do Cedro realizarão uma apresentação.

Nas fotos: Ato de abertura da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, realizado na Apae de São José do Cedro.







Fonte: Assessoria de Imprensa Cedro

terça-feira, 23 de agosto de 2011

São José do Cedro assina convênio com Polícia Civil

Na manhã desta segunda-feira, dia 22, a Administração de São José do Cedro assinou um convênio com a Polícia Civil, no qual o Governo do Município se compromete a um repasse financeiro mensal. De acordo com o Prefeito, Renato Broetto, o valor do repasse é equivalente a 200 litros de gasolina. “Esse convênio tem o objetivo de auxiliar no trabalho da Polícia no atendimento dos serviços de segurança pública e preservação do patrimônio público do Município”, explicou.

O convênio prevê ainda que, o repasse poderá ser utilizado para custear serviços de reparo e manutenção de viaturas, manutenção das instalações físicas, aquisição de material permanente e despesas gerais de custeio que se fizerem necessários à Polícia Civil. Participaram da assinatura do convênio o Delegado Regional, Ricardo Casagrande e o Delegado da Polícia Civil de São José do Cedro, Cleverson Müller e os secretários da Administração.



Na foto: Delegado de São José do Cedro, Cleverson Müller, o Prefeito Renato Broetto e o Delegado Regional, Ricardo Casagrande.



Assessoria de Comunicação


Prefeitura de São José do Cedro - SC



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Polícia Civil de Abelardo Luz prende dois estelionatários, um deles também era condenado por latrocínio

Candói (PR) – A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Abelardo Luz, cumpriu Mandados de Prisão Preventiva em desfavor dos irmãos Tarci Fiorentin, 47 anos, e Sérgio Fiorentin, 53 anos, ambos pelo crime de estelionato cometido no município de Abelardo Luz, na manhã de hoje (22), em Candói (PR). Sérgio também era foragido do Rio Grande do Sul, onde cometeu latrocínio e cumpria pena de 28 anos de reclusão.

Os irmãos eram investigados há cerca de três meses em função de enganar diversas pessoas residentes em Assentamentos de Aberlardo Luz, causando prejuízo financeiro a seis vítimas. Foi durante a investigação que os policiais civis obtiveram a informação de que Sérgio também teria cometido um latrocínio.

Os Crimes Sérgio e dois comparsas, no ano de 2002, assassinou Moacir Batistella, na cidade de Liberato Salzano (RS). Batistela foi convidado para um jantar, durante o qual foi atacado pelas costas, recebendo na cabeça golpes com um pedaço de madeira, o que resultou em sua morte. O corpo foi colocado em uma cova previamente preparada, num matagal, onde já havia lenha. Foi ateado fogo sobre álcool e óleo diesel, carbonizando o cadáver. Ainda foi adicionada soda cáustica ao corpo, que foi coberto com terra e folhas secas e enterrado.

Depois do crime, foram furtados da loja de Batistella eletrodomésticos –televisão, aparelho de som e vídeocassete –, roupas, cheque, dinheiro e o carro.

Um agricultor vizinho viu corvos sobrevoando o mato e, ao aproximar-se do local, percebeu a existência da cova. O local foi aberto, posteriormente, na presença de policiais.
Alguns pertences de Batistella foram encontrados na casa dos acusados. Sérgio cumpriu 6 anos da condenação e foi beneficiado com o regime semiaberto, que deveria ser cumprido na cidade Ijuí (RS), sendo que o apenado saiu daquela unidade prisional e veio para o interior de Abelardo Luz, há aproximadamente 2 anos.

Em Abelardo Luz, no mês de maio do corrente ano, os irmãos fizeram diversas vítimas residentes nos Assentamentos de Abelardo Luz, onde compraram gado, máquinas agrícolas, veículos, caminhões e não pagaram as pessoas. Os estelionatários sumiram do município sem deixar rastro, dando prejuízo financeiro a seis pequenos agricultores que fizeram registro na Delegacia do município.

No local onde os irmãos foram presos foram encontrados diversos veículos que tiveram os documentos apreendidos pelo delegado Altemar para aprofundamento das investigações e eventual representação para a decretação de sequestro dos bens, na tentativa de garantir o ressarcimento, ainda que parcial, das vítimas.
Os presos serão encaminhados ao Presídio Regional de Xanxerê, onde ficarão à disposição da Justiça.


“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.
























Assessoria de Imprensa

Polícia Civil do Estado de Santa Catarina


Vigilância Sanitária de São José do Cedro receberá somente denúncias identificadas

O setor de Vigilância Sanitária de São José do Cedro não receberá mais denúncias anônimas. Conforme a fiscal sanitarista, Ivania Cristina Kleinert, somente serão aceitas as denúncias por telefone quando a pessoa se identificar, deixar número para contato e fornecer corretamente as informações necessárias para o atendimento da reclamação.

A determinação da Vigilância Sanitária de São José do Cedro tem o intuito de tornar a denúncia uma ferramenta mais eficaz no trabalho do setor. “Caso a pessoa queira voltar a reclamar algo que não foi atendido, por exemplo, ela precisa um comprovante de que realmente fez a denúncia, sendo assim, é necessário se dirigir ao setor onde ela recebe a segunda via da reivindicação por escrito”, explica a fiscal sanitarista.

Ivania Kleinert salienta que toda denúncia é sigilosa e o nome do denunciante não é revelado a ninguém. “Todas as queixas recebidas e bem explicadas são atendidas e resolvidas na medida do possível, no entanto, a pessoa denunciada tem um prazo para se regularizar, esse tempo varia de acordo com o que deve ser feito”, completa.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São José do Cedro - SC

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SMOESTE - Polícia Civil esclarece estelionato

A Polícia Civil de São Miguel do Oeste esclareceu crime de estelionato ocorrido contra uma anciã no dia 19 de julho de 2011.


Na ocasião, a vítima foi induzida a entregar “R$ 10.000,00” em espécie aos autores, dinheiro que ela havia sacado das agências do BESC/BB e do Banco do Brasil. Conforme a conversação mantida pelos autores com essa senhora, ela foi levada a sacar esse dinheiro e entregá-lo para os estelionatários como “garantia” para posterior recebimento de uma gratificação pelo auxílio que deveria prestar no recebimento de um prêmio na “Quina”.

Para isso, ela também recebeu como “garantia” uma sacola de pano contendo em seu interior papéis dobrados que eles fizeram-na acreditar conter “R$ 100.000,00”. Assim, foi aplicado o famigerado “conto do bilhete premiado”.

Como aconteceu: a vítima caminhava em direção ao centro da cidade quando um sujeito a abordou e pediu-lhe informações sobre um endereço de uma loja; em seguida, ele falou que necessitaria auxílio para retirar um prêmio da “Quina” junto à Caixa Econômica Federal, já que ele disse ser pobre e analfabeto. Nesse momento outro autor dela se aproximou, e, identificando-se como “Pastor”, convenceu a ofendida de que deveriam auxiliar aquele indivíduo. Ludibriada pelas assertivas dos estelionatários, a vítima foi aos Bancos e fez os saques que totalizaram “dez mil reais”.

Enquanto isso, um terceiro autor estava observando a todo momento os passos da vítima. Com o dinheiro em mãos, ela o entregou àqueles sujeitos como “garantia” de que o “pobre e analfabeto” não seria logrado na retirada de “R$ 1.800.000,00” do prêmio da “Quina”; para isso, também como forma de garantia, a ofendida recebeu deles uma “sacolinha” na qual – disse ela – avistou “dólares” e outras moedas, dando-lhe a impressão de ali existir “R$ 100.000,00” (conforme lhe asseveraram os autores).

Na parte da tarde daquele dia a vítima receberia sua parte do prêmio da “Quina”, contudo em vão ela ficou no aguardo dos autores. Esses mesmos autores foram presos dois dias depois na cidade de Concórdia quando pretendiam aplicar o mesmo golpe, porém, naquela cidade, quando a vítima (também senhora idosa) percebeu o golpe, eles a roubaram em “nove mil reais”. Só que a polícia foi chamada e localizou os estelionatários, os quais foram presos, sendo autuados em flagrante pelo cometimento do roubo.

Em função das investigações levadas a efeito pela Polícia Civil de São Miguel do Oeste, os mesmos autores foram reconhecidos pela vítima residente nesta cidade. Por isso, mediante representação da Polícia Civil e parecer favorável do Ministério Público, o Poder Judiciário local decretou a prisão preventiva dos três estelionatários.


Fonte: Polícia Civil SMO

Caixa adquire folha de pagamento da prefeitura














Na manhã desta quarta-feira, dia 17, o Governo de São José do Cedro e a Caixa Econômica Federal assinaram um contrato para a venda da folha de pagamento do Município para a Caixa. O valor da negociação foi de R$ 400 mil. Conforme o Prefeito, Renato Broetto, esta transação só tende a trazer benefícios à comunidade. “A Caixa é a instituição financeira que intermedia o pagamento dos convênios e emendas celebrados entre o município e o governo Estadual e Federal, além de oferecer inúmeros meios de crédito, principalmente para a habitação própria”, enfatizou.

O contrato celebrado prevê a centralização e processamento de créditos provenientes de toda a folha de pagamento gerada pelo Município, que hoje representa 377 servidores. Além do pagamento dos salários, a Caixa concentrará todas as movimentações financeiras relativas ao Município, exceto quando houver previsão legal, contratual ou judicial que estipule outra instituição financeira.

Com a venda da folha de pagamento para a Caixa, o Município rescindiu o contrato que mantinha com o Banco Bradesco, antigo detentor da folha de pagamento. O ato gerou uma multa de R$ 123 mil, contudo, mesmo com o pagamento desse valor, a negociação resultará em R$ 277 mil, montante que será aplicado na comunidade.

Aplicação em obra social

De acordo com o Prefeito, Renato Broetto, devido ao recurso gerado pela negociação será possível a realização de uma importante obra social no Município. “Com os R$ 277 mil iremos asfaltar toda a rua principal do bairro Promorar, serão mais de quatro mil metros quadrados. Trata-se de uma obra social porque a benfeitoria não vai gerar nenhum custo aos moradores, será uma obra financiada totalmente pela Administração de São José do Cedro”, enalteceu o Prefeito.

Broetto destacou que a ação será realizada no Promorar porque este foi o primeiro bairro com casas populares de São José do Cedro, construído há mais de 30 anos. “Essa obra vai beneficiar diretamente mais de 600 moradores do Promorar”, informou o Prefeito.

Conforme a secretária da Fazenda, Dirley Zavaglia, a venda da folha também vai favorecer aos funcionários públicos o financiamento habitacional. “A possibilidade da casa própria é um sonho para muita gente, e a Caixa junto com o Governo Federal, tem meios de facilitar esse passo na vida das pessoas”, salientou.

Salário dos servidores

Dirley explicou que o vencimento do mês de agosto já será disponibilizado pela Caixa. O superintendente regional, Ricardo Bier Troglio, garantiu que todas as contas já foram abertas e que a equipe da Caixa está preparada para receber os novos clientes com um atendimento humanizado e disposto a auxiliar os servidores no Município de São José do Cedro a se relacionar e se adequar a nova instituição bancária.

Nas fotos:

- O Prefeito, Renato Broetto, juntamente com os secretários e servidores do Município no ato de assinatura do contrato com o gerente da agência de São José do Cedro, Élton Hoffmann, o superindente regional, Ricardo Bier Troglio e o gerente regional de negócios, Wilson Argenton.




Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São José do Cedro - SC