A Secretaria de Saúde de São José do Cedro organiza inúmeros programas com o intuito de atender a população em todas as suas necessidades relacionadas à saúde e qualidade de vida. Segundo o secretário da pasta, Ironi Fedrizzi, a equipe de fisioterapia da Secretaria, formada pelas fisioterapeutas, Letícia Priori e Francyely Casagranda, além do atendimento aplicado em consultório, realizam um trabalho de palestras e práticas em comunidades do interior e com as gestantes do Município.
Conforme Letícia Priori, atualmente, a equipe atende as comunidades de Padre Réus e Mariflor. “O trabalho consiste na realização de palestras, onde tratamos assuntos como orientação postural, reumatismo, coluna e dores causadas pela má postura”, explica a fisioterapeuta. Francyely destaca que após as palestras, os participantes realizam uma parte prática. “Trabalhamos a parte física com alongamentos, exercício de fortalecimento e orientação postural“, detalha Francyely Casagranda.
De acordo com as profissionais, no início do projeto, em dezembro de 2010, existiam poucas pessoas que participavam. No entanto, com o passar do tempo e o sucesso das atividades, hoje em dia a participação é superior a 50 pessoas, o que representa um número significativo para o interior de São José do Cedro.
As fisioterapeutas detalham que o projeto é um sucesso. “Alcançamos todos os objetivos propostos com as atividades. As pessoas da comunidade nos relatam, a cada encontro, a melhoria na qualidade de vida que obtiveram com o desenvolvimento das práticas ensinadas”, relata Letícia Priori.
Projeto com Gestantes
O trabalho de Fisioterapia em São José do Cedro possui ainda um projeto especial com as gestantes do Município. Francyely Casagrande destaca que todos os grupos de Estratégia da Saúde da Família participam do programa. “As atividades com as gestantes consistem em palestras onde falamos sobre as alterações físicas e mecânicas na gestação, a postura correta no período de gravidez e questões como estrias e manchas”, informa a fisioterapeuta. O trabalho com gestantes se estende também nas comunidades de Padre Réus e Mariflor. Os interessados em participar dos programas devem procurar as agentes de saúde para se cadastrar nas atividades de fisioterapia.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário