Rádio Zona Dez

sábado, 17 de setembro de 2011

Polícia Civil prende quatro pessoas em Operação deflagrada para reprimir furtos e roubos de veículos no extremo Oeste do Estado

Santa Izabel do Oeste, São José dos Cedro, Descanso e Guaraciaba – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal, com apoio das Delegacias de São Miguel do Oeste, de São José do Cedro, de Guaraciaba e de Guarujá do Sul, deflagrou uma Operação Policial de combate a roubos e furtos de veículos no extremo Oeste Catarinense, ontem (15), em Santa Izabel do Oeste (PR), São José dos Cedros (SC), Descanso (SC) e Guaraciaba (SC).

Durante a Operação foram cumpridos um Mandado de Prisão Preventiva, em Santa Izabel do Oeste, em desfavor de Joel Marcos Gonçalves, vulgo “Joelzinho”, 18 anos, principal suspeito de aliciar adolescentes para a prática dos furtos e roubos; três Mandados de Prisão Temporária em desfavor de Jonas de Moraes Farias, 25 anos, em São José dos Cedros; Antônio Ismael Rodrigues, 32 anos, em Descanso; e Jean Antônio Ziane, 22 anos, em Guaraciaba.

Além dos Mandados de Prisão foram cumpridos seis Mandados de Busca e Apreensão nas residências dos alvos presos e nas três boates de Farias. Em uma das boates, foram encontrados e apreendidos diversos objetos, entre eles, placas de veículos roubados.

Após os procedimentos policiais, os quatro foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Miguel do Oeste.

A Investigação
Desde o ano passado, quando começaram os furtos e roubos de veículos na região, a Polícia Civil começou as investigações. Segundo o Delegado Albert Dieison Silveira, coordenador da DIC de São Miguel do Oeste, de janeiro deste ano até agora, mais de 60 veículos foram furtados ou roubados, mas grande parte deles a polícia conseguiu recuperar.

As cidades mais afetadas pelos roubos e furtos, segundo levantamento da Polícia Civil, foram: Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste e Guarujá do Sul, porém houve vítimas em praticamente todas as cidades da Região.

Segundo as investigações, muitos dos veículos eram levados a receptadores dentro da Argentina. Estes veículos eram subtraídos por adultos e também por adolescentes da região, que entravam na Argentina por vias clandestinas, próximas da aduana com o Brasil, em Dionísio Cerqueira e Barracão.

De acordo com o coordenador da DIC de São Miguel do Oeste, com a comparação das provas colhidas, outras pessoas deverão ser presas por compor a quadrilha. “A Polícia já tem nomes de receptadores que atuam dentro da Argentina e pretende trocar estas informações com a polícia daquele país e com a Polícia Federal. A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de São Miguel do Oeste também atua no caso para apurar as ações dos adolescentes envolvidos nestes crimes”, diz Silveira.

Dentre os crimes investigados, ganhou destaque o roubo de um veículo Vectra, no dia 16 de julho do corrente ano, no trevo de Guaraciaba, por quatro pessoas armadas, e o furto de duas caminhonetes, também em Guaraciaba, no dia 3 de agosto deste ano. Segundo a Polícia Civil, esses crimes também estão relacionados com as pessoas que eram alvos da Operação.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.

Assessoria de Imprensa
Polícia Civil do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário: