O Município de São José do Cedro foi uma das cidades selecionadas pelo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), para as obras de esgotamento sanitário. Conforme o secretário de Administração, João de Andrade, o projeto foi iniciado no ano passado. “O Rio Cedro permeia todo o Município e embora hoje em dia não haja o descarte de resíduos humanos diretamente no leito, ainda há contaminação devido a proximidade com as fossas sépticas”, salienta o secretário de Administração
João de Andrade destaca que o projeto de São José do Cedro foi refeito por três vezes para se adequar totalmente às normas e exigências da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). “O documento final foi classificado pelo PAC. O programa deverá investir R$ 16 milhões em esgotamento sanitário”, explica João de Andrade. O secretário destaca que o próximo passo será defender o projeto em Florianópolis no próximo dia 22. “Esperamos conseguir a aprovação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para iniciar as obras”, almeja.
Saiba mais sobre Saneamento Básico
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil 52% dos municípios e 33,5% dos domicílios têm serviço de coleta de esgoto. O IBGE aponta que o esgotamento sanitário é o serviço de saneamento básico com menos cobertura nas cidades brasileiras.
Conforme o instituto de pesquisa, no ano de 2000, dos 5507 municípios existentes no Brasil, 2630 não eram atendidos por rede coletora, utilizando soluções alternativas como fossas sépticas e sumidouros, fossas secas, valas abertas e lançamentos em cursos d'água.
Fonte: Assessoria de Imprensa prefeitura
Acesse: http://carros10.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário